O mundo de ioT (internet das coisas) vai ganhar um reforço de peso: a
Linux Foundation (mantenedora oficial do Kernel do Linux)
anunciou a intenção de criar um novo kernel Linux que será RTOS (sistema operacional em tempo real). O nome oficial do projeto é
Zephyr e já tem até
site oficial. E a melhor parte de tudo isto? vai ser open-source! yupiii
Logo oficial do projeto
O efeito imediado para nós do mundo Maker é que os primeiros hardwares que receberão versões do novo kernel são:
- Arduino 101 (com chip Inter Curie)
- Arduin Due (SAM3 Cortex-M3)
- Intel Galileo (Gen2)
- Freescale FRDM-K64F (Cortex-M4 com instruções de DSP)
Aí você me pergunta: como assim RTOS? qual a diferença dos Linux embarcados que existem atualmente? A resposta não é tão simples, mas pode ser vista desta forma:
em um sistema RTOS toda a informação que vêm ou vai para o mundo externo (periféricos) tem prioridade máxima sobre todos os outros processos, o que quer dizer que estes periféricos recebem e enviam estímulos quase que em "tempo real".
Mas você ainda não está convencido, e argumenta: "E quanto ao Raspberry Pi? Banana Pi? Android?" e eu respondo: apesar de terem capacidade de lidar com I/O's de forma extremamente rápida e com qualidade, estes sistemas baseados em Linux não foram projetados para serem RTOS. Aplicações de um RTOS incluem: controle de motor (utilizados em drones por exemplo), controle cinemático de robôs, aquisição de dados em veículos autônomos e controle de vôo.
Opinião: julgando pela "capacidade" do hardware que vai receber o novo kernel (ARM Cortex-M3 e Intel Curie) este novo sistema operacional tem potencial para ser adotado massivamente pela indústria e pelo movimento maker; o concorrente mais próximo (que inclusive já está no mercado) é o
mBed OS, um sistema operacional (e ecossistema de hardware) que roda em processadores ARM e foi desenvolvido pela própria ARM (porém não é RTOS).
Se executado da maneira correta, este plano da Linux Foundation tem tudo para ser a entrada do Linux em ioT com o pé direito.
Veja o anúncio oficial
Aqui.
Marcadores: arduino 101, arduino due, frdm-k64f, intel curie, intel galileo, intel galileo gen2, internet das coisas, internet of things, iot, linux, linux foundation, rtos, zephyr