Digispark ATtiny85 com a IDE do Arduino

   Você certamente já ouviu falar (ou até mesmo já comprou) de uma das menores plaquinhas de desenvolvimento embarcado compatível com Arduino, chamada de Digispark ATtiny85 (imagem abaixo).
   Desenvolvida pela empresa Digistump e lançada no formato de financiamento coletivo na plataforma Kickstarter no início de 2015, a placa obteve mais de US$313.000,00 sendo que o objetivo inicial eram somente US$5.000,00 . Sucesso estrondoso!.
   
Placa de microcontrolador Digispark ATtiny85

   Obviamente tanto sucesso deixou os copiadores Chineses maluquinhos, e várias versões desta pequena plaquinha estão á venda no na ICStation (neste link aqui ou aqui), eBay e no Aliexpress. Mas o que faz do Digispark ATtiny85 tão especial? veremos.

   O hardware todo é montado em uma placa de menos de dois centímetros quadrados e é baseado no chip ATtiny85 fabricado pela ATMEL . O diagrama esquemático (imagem abaixo e link aqui) contém o ATtiny85, um regulador de tensão para 5V, uma porta USB e um LED (no pino '0'). O grande diferencial desta placa é a possibilidade de programação diretamente via USB, sem necessidade de conversor USB-Serial (similar á solução adotada no Arduino Leonardo).
   
Diagrama esquemático Digispark ATtiny85 - clique para ampliar

   A placa conta com seis (6) I/O (pinos digitais), sendo que dois dos pinos são compatilhados com a comunicação USB; quatro (4) dos seis pinos são também entradas analógicas (AI); três dos pinos tem suporte á PWM e a placa conta ainda com interface de comunicação I2C.
   Toda a documentação do projeto é open-source e está disponível neste link; outro grande diferencial deste produto é a possibilidade de programação diretamente através de IDE do Arduino, objetivo do foco deste artigo.

   A parte "chata" de uma interface USB "simulada" (criada em software, que é o caso desta plaquinha) é que você necessita de um Driver específico para que o seu computador reconheça que a placa foi conectada na USB. A documentação oficial da Digispark ATtiny85 tem instruções completas (link aqui) e inclusive página de download do Driver USB.
   Este tutorial vai servir para os casos onde você já possui a IDE do Arduino instalada no seu computador Windows e quer apenas instalar o Driver USB para sair programando sua plaquinha.

Passo 1) Abra a IDE do Arduino e clique em "Arquivo > Preferências" e coloque a url http://digistump.com/package_digistump_index.json em "Additional boards manager URL"(veja imagem abaixo). Clique em 'OK'.

Clique na imagem para ampliar

Passo 2) Clique no menu "Ferramentas > Placas > Gerenciador de Placas". Selecione o tipo de placa com a opção "contribuída", clique no centro da tela em em "Digistump AVR Boards" e clique em "Instalar" (veja imagem abaixo).

Clique na imagem para ampliar

Passo 3) Pronto! agora a sua IDE do Arduino já tem suporte á placa Digispark ATTiny85. Falta instalar o Driver USB no seu computador.

Passo 4) Você deve baixar o Driver USB neste tutorial do Instructables, ou na página oficial do software para o Digispark ATtiny85. Eu tenho Windows 10 (que é SUPER CHATO com Drivers USB) e consegui instalar o Driver para o Digispark ATtiny85 sem problemas.

Passo 5) Com o Driver USB já instalado, copie e cole o código abaixo na IDE do Arduino. É um Blink (pisca-pisca) básico para o Digispark. Importante: NÃO CONECTE a placa à USB do computador ainda. 

// the setup routine runs once when you press reset:
void setup() {                
  // initialize the digital pin as an output.
  pinMode(0, OUTPUT); //LED on Model B
  pinMode(1, OUTPUT); //LED on Model A   
}

// the loop routine runs over and over again forever:
void loop() {
  digitalWrite(0, HIGH);   // turn the LED on (HIGH is the voltage level)
  digitalWrite(1, HIGH);
  delay(1000);               // wait for a second
  digitalWrite(0, LOW);    // turn the LED off by making the voltage LOW
  digitalWrite(1, LOW); 
  delay(1000);               // wait for a second
}
Passo 6) Clique em compilar e fique observando o console na parte inferior da IDE. Em um certo momento vai aparecer a mensagem "Plug in device now ... " solicitando que você conecte a placa na USB do computador; só então você deve plugar a Digispark ATtiny85 na USB. Você tem 60 segundos para conectar a Digispark na USB do seu computador (Veja imagem).

Passo 7) Espere o fim da gravação (demora menos de 4 segundos, na minha experiência) e pronto!, o programa já vai estar gravado na sua placa Digispark ATtiny85. Observação: Toda vez que a placa é energizada (alimentada) ela demora cinco (5) segundos para iniciar o programa, portanto não se assuste, são só 5 segundos ;) .
_________________________________________
O diagrama de pinos da placa é visto abaixo: 

Fonte: 5P.io

   Agora que você já tem todos os passos de como programar a placa, é hora de colocar a criatividade para funcionar em seus próprios projetos. Para isso eu deixo uma página de wiki com todas as informações necessárias sobre a placa neste link

Marcadores: , , , , , , , , , , ,